quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Resultados e Indicadores

Ontem estive com um de meus clientes e grande irmão analisando os resultados da empresa dele através de indicadores de performance que foram levantados durante o ano todo. Foi uma reunião muito interessante onde fiz várias colocações para que ele pudesse enxergar um passo adiante no que se refere a planejamento estratégico para 2010. Mas o que planejar para 2010? Fazer um prognóstico de eventos é o suficiente? Não. O ano que vem chegando promete ser um ano de recuperação, mas para aqueles que investirem nessa nova onda virtuosa que se aproxima. É um ano do Tigre - horóscopo chinês - portanto, um ano para aqueles que são rápidos, agressivos, que conhecem os atalhos e chegam primeiro. Seus resultados serão diretamente proporcionais a efetiva realização do que estiver traçado em seu plano de ação. Portanto, método, disciplina, disciplina, disciplina e mais disciplina... Levar a sério a leitura imediata dos indicadores é outro passo importante para redirecionar ações em um processo de gestão. Na verdade, tudo começa com o desenho desse indicador e a metodologia para captar dados e processá-los. A partir dai, traçar metas agressivas para que os indicadores se mostrem positivos e em crescimento quando se tratar de vendas, atendimento e satisfação do cliente, qualidade e posição no mercado, faturamento, etc. E decrescentes quando se tratar de desperdício, custos, reclamações, tempo de entrega, devoluções, etc. Trate sua empresa com carinho e cuidado, ela irá agradecer e lhe dara o devido reconhecimento em 2010..

Nenhum comentário:

Postar um comentário