terça-feira, 3 de novembro de 2009

INVEJA e FORTUNA

Independente de quanto dinheiro temos, sempre estamos buscando mais em todos os sentidos. Muitos possuem fartura em bens materiais, outros em amizades, enfim, mas é da natureza humana a busca incessante por algo a mais. Na realidade o que nos prende muitas vezes é o fato de compararmos nossas conquistas com a de outras pessoas. Sejam elas conhecidas - parentes, amigos, colegas de trabalho - ou desconhecidas - pessoas famosas e reconhecidas. Em verdade, essas comparações partem de um único pressuposto - a inveja. Esse sentimento que povoa nossas mentes e aguça nossas sensações acaba por determinar, muitas vezes, objetivos errados ou distorcidos em nossa vida. A inveja, como qualquer outro pecado capital, está ligada a nossa carência existencial, a nossa falta de auto-estima e autoconfiança. O desejo de estar no lugar do outro ou com os bens que outro possui caracterizam essa doença humana que corrói relacionamentos, muitas vezes seculares. Veja essa fábula que caracteriza bem o que é a inveja... “A cobra corria desesperadamente atrás do pirilampo para o comer, e há um dia em que, farto de fugir, o pirilampo olhou para ela e disse:
- Ó cobra, porque corres atrás de mim para me comer? Eu faço parte da tua cadeia alimentar?
E a cobra disse:
- Não, não fazes, mas eu quero comer-te.
E o pirilampo insistiu:
- Então achas que sou particularmente saboroso, e é isso que te faz correr atrás de mim?
Ao que a cobra respondeu:
- Não, nem sequer acho que sejas particularmente saboroso, mas quero comer-te.
O pirilampo, não satisfeito, volta a perguntar:
- Ó cobra, mas estás com fome, é isso?
E a cobra responde:
- Não, não estou com fome, mas quero comer-te.
O pirilampo, em desespero, pede:
- Ó cobra mas explica-me então, porque me queres comer?!?
E a cobra responde calmamente:
- Porque brilhas.”
O que devemos fazer então? Continuar na sede por aquilo que pertence a outrem ou buscar nosso espaço e conquistar ainda mais? A resposta é simples. Devemos buscar a fortuna. Quando dizemos que uma pessoa é "afortunada", normalmente a comparamos com alguém de sorte. Mas na realidade, todos nós podemos nos tornar afortunados - com sorte - e ainda fazer fortuna. Ou seja, sorte é para quem tem e busca a fortuna no sentido mais amplo da palavra. Se o dinheiro e os bens materiais lhe trarão a alegria e o prazer de viver bem entre os seus, essa é parte de sua fortuna. Se além dos bens materiais, você busca paz interior e felicidade em seus relacionamentos, ai esta mais uma parte de sua fortuna. Se você quer os bens, a paz, relacionamentos felizes e, principalmente, ajudar ao próximo, ai sim está a verdadeira fortuna na Terra. E como conseguir alcançar essa fortuna - material e espiritual- que tanto buscamos? Sinceramente é mais fácil do que você imagina, porém requer disciplina e persistência. Você quer a fortuna? Prepare-se...

Um comentário: