quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Meus amigos e minhas trincheiras

"Na pobreza e em outros infortúnios da vida, os amigos verdadeiros são refúgio seguro. Eles evitam que os mais jovens cometam enganos. Aos mais velhos são conforto e ajuda nos momentos de fraqueza. E, aos que estão começando, incentivam a que realizem nobres proezas".
Aristóteles
Ao reler o livro "Vencendo com as pessoas" de J.C.Maxwell, acabei me detendo por mais tempo na reflexão do capítulo referente ao PRINCÍPIO DA TRINCHEIRA. Em toda minha vida tenho percebido que realizei esse princípio muitas vezes de forma inconsciente, porém de forma verdadeira e de coração aberto. Paguei um preço por isso, mas não me arrependo. Ensinar pessoas é a melhor forma de aprender. Aprender a ser alguém melhor. Vai ai um trecho que acho muito interessante e quero compartilhar com vocês. Depois continuo com mais...
Princípio da Trincheira
"Ao se preparar para uma batalha, cave uma trincheira tão grande que caiba um companheiro." Enfrentamos muitos tipos de batalhas na vida, e as trincheiras em que, vez por outra, nos protegemos podem ter muitas formas e tamanhos. O lar é a mais importante de todas (o ideal pe que seja sempre um refúgio. Mas outras podem ser um negócio, uma equipe esportiva, um grupo pequeno,um pelotão ou qualquer outra coisa. E, é claro, as pessoas que nos acompanham nesses lugares são tão diversas quanto possível. Antes de prosseguir, preciso compartilhar com vocês três conceitos sobre os quais trabalhei quando escrevi sobre o Princípio da Trincheira: 1. A trincheira é para você e um companheiro - não só para você. Você pode pedir a um amigo que lute ao seu lado, mas jamais pode enviar alguém para lutar suas batalhas pessoais. 2. Antes da batalha, você estabeleceu uma amizade. O Princípio da trincheira nada tem a ver com impor relacionamentos ou usar as pessoas. É preciso ser um amigo antes de pedir ajuda ao outro. 3. Você já esteve nas trincheiras de seus companheiros com eles. Você deve estar disposto a lutar por qualquer amigo cuja ajuda pode vir a pedir. É isso que os amigos fazem. Martin Luther King afirmou: "No fim, lembraremos não as palavras de nossos inimigos, mas o silêncio de nossos amigos". Não quero que um dia digam que eu tive um amigo silencioso! Pensem nisso....

2 comentários:

  1. Olá Wilson, tudo bem?

    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de montar este blog e dizer que, se você desejar, também posso colaborar com artigos, textos ou idéias para deixar o site mais interessante. Uma sugestão: que tal você postar um texto sobre os objetivos deste blog, ou sobre quais assuntos encontraremos por aqui?

    Abraços do seu amigo.
    Fabio José Pandin

    ResponderExcluir
  2. Fábio

    Obrigado!

    Fico feliz de poder ter amigos como você.

    A idéia de criar esse blog é poder compartilhar minhas idéias, conceitos e filosofias de trabalho e de vida com meus amigos e com o mundo. Por isso sua colaboração com artigos, textos e idéias são muito bem vindas para que possamos crescer e aprender juntos.

    Abração a todos da nossa fábrica e um grande e fraterno abraço a você.

    ResponderExcluir